- Fazer um aceiro, uma faixa de cerca de 3 a 4 metros de largura, capinado bem baixo em volta de sua cerca ou muro, ou do lado de fora dos limites do seu terreno.
- Verificar se não existe água empossada permanentemente perto da residência, que pode ser criadouro de sapos e insetos, os quais também são atrativos para cobras que deles se alimentam.
- Limpeza das áreas ao redor do imóvel eliminando montes de entulho, acúmulo de lixo, folhagens altas e fechadas e alimentos espalhados no ambiente. A limpeza evita a aproximação de ratos. Rato atrai cobras por ser um alimento para elas.
- Os buracos de portas, janelas e muros devem ser tapados.
- Nas soleiras das portas é necessário colocar uma tábua para vedá-las e nas janelas colocar telas; não segurar as cobras com as mãos mesmo que estejam mortas, pois a serpente tem veneno em suas glândulas e a pessoa ao ferir-se em suas presas pode se envenenar.
- Capturar cobras exige treinamento e autorização legal. Portanto, não se deve aventurar-se inutilmente, pois corre perigo de se capturar de maneira errada.
- Devem-se examinar bem os calçados, chinelos e botas. Os animais peçonhentos podem refugiar-se dentro deles.
- À noite, deve-se evitar andar em vegetações rasteiras, nos gramados e, até mesmo, nos jardins, pois é a hora preferida de movimentação de grande número de cobras peçonhentas.
- Os filhotes de cobras venenosas também têm veneno desde o nascimento.
- É importante ainda estar atento às mudanças de hábitos dos animais em épocas de chuvas, com inundações. Nesses períodos, tanto as cobras como outros animais fogem para lugares mais seguros e podem buscar a proteção dentro das casas.